Linha do Tempo

      
Fundada em 1953 por um canadense, a PROMINAS foi adquirida em 1958 pela CEMENTATION DO BRASIL S.A., subsidiária da firma inglesa THE CEMENTATION CO. Em 1963, não tendo mais interesses no Brasil, a Cementation pôs a PROMINAS à venda. Assim, um funcionário da PROMINAS, juntamente com outros colegas, adquiriu o controle acionário da empresa.

A PROMINAS desde então, vem desenvolvendo tecnologia própria em toda sua linha de produtos. Assim aconteceu na linha de perfuratrizes percussoras, perfuratrizes rotativas, perfuratrizes roto-pneumáticas, ferramentas de perfuração e, mais recentemente, a partir de 1980, por pedido da PETROBRÁS - PETRÓLEO BRASILEIRO S.A., o desenvolvimento de uma família de bombas alternativas de alta pressão.

 

1953 - AQUIDABAN

  • Primeiro endereço da PROMINAS, Av. Aquidaban, centro de São Carlos, onde tudo começou.

1953 - SONDA ROLLA

  • Primeira sonda fabricada pela PROMINAS, para prospecção de solo, idealizada pelo Rock Lionel Lavoie.

1958 - P-125

  • Primeira sonda percussora montada pela PROMINAS, utilizando componentes importados da Inglaterra.

1962 - P-350

  • Primeira sonda percussora projetada e fabricada pela PROMINAS e idealizada pelo Engº Antônio Fischer dos Santos.

1965 - FORJARIA

  • Construção da forjaria com acionamento pneumático, para produção de ferramentas percussoras padrão API.

1970 - MESA ROTATIVA

  • Primeira mesa rotativa fabricada pela PROMINAS e testada em Sorocaba – SP.

1975 - P-350

  •  Início de Produção em série da sonda percussora modelo P-350.

1976 - USINAGEM

  • Usinagem da PROMINAS, na Unidade Industrial da rua Aquidaban, no centro de São Carlos, desativada em 1977.

1978 - SONDA R-2H

  •   Primeira sonda roto-pneumática modelo R-2H, fabricada pela PROMINAS, com tecnologia própria e fornecida para FSESP de Fortaleza – Ce.

 1994 - R-1HM
 

  •  R-1H com carrocel para haste, equipada com martelo marca Epley-USA, distribuído pela PROMINAS.

2001 - EXPORTAÇÃO

  •  R-2H fornecida a YPF S/A (REPSOL) Argentina, para perfuração de poços artesianos.

Atualmente, a administração da empresa se encontra totalmente profissionalizada, com prioridade absoluta na racionalização administrativa e de programas de marketing e pesquisa-desenvolvimento, voltados para atendimento das necessidades de seus clientes.

A PROMINAS é uma indústria 100% brasileira, operando há mais de 48 anos em áreas estratégicas da economia brasileira, produzindo equipamentos destinados à prospecção de águas subterrâneas, sondagens mineralógicas, pesquisas e produção de petróleo, limpeza urbana, industrial, saneamento básico e siderurgia.

Além da tecnologia, a PROMINAS Brasil Equipamentos Ltda, investiu pesado na qualificação de seus engenheiros e técnicos de nível médio, profissionalizando seu corpo administrativo e técnico, de forma a contar hoje com estrutura altamente moderna e profissional em todos os seus níveis.

O investimento em recursos humanos e atualização tecnológica constantes, colocam a PROMINAS em posição de destaque no mercado, produzindo no Brasil equipamentos com qualidade e custos competitivos em nível internacional, disputando com empresas americanas e européias de primeira linha no mercado externo. 
 

 

prominas
prominas
prominas
prominas
prominas
prominas